Olá, hoje dia 10 de Dezembro de 2010, o IPO celebrou os 50 anos do Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença da Senhora Dra. Maria Cavaco Silva, do Director-Geral de Saúde, e da Presidente do Instituto de Apoio à Criança, Dra Manuela Ramalho Eanes. Estiveram igualmente presentes muitos dos actuais e antigos profissionais do Serviço de Pediatria para além de crianças e pais que não quiseram deixar de comparecer. À chegada, os convidados foram recebidos com uma exposição de batas do Serviço, que mostraram o vestuário dos profissionais ao longo dos anos, no mesmo dia em que foram apresentadas as novas indumentárias dos profissionais de Pediatria.
A Unidade Multidisciplinar destinada ao tratamento do cancro infantil nasceu em Lisboa, em 1960, no Instituto Português de Oncologia, no tempo em que o Prof. Dr. Francisco Gentil ainda era o seu director. O grande impulsionador da sua criação e concretização foi António Gentil Martins que, depois da especialização em Cirurgia Pediátrica no Reino Unido, regressou a Portugal no final de 1959.
Em cinquenta anos, o serviço tem testemunhado as mais diversas evoluções na Oncologia Pediátrica, desde o aumento da sobrevivência, à melhoria de cuidados ou às preocupações com a qualidade de vida dos sobreviventes.
No IPO os direitos da criança foram sempre respeitados, sendo o IPO de Lisboa pioneiro em muitas medidas que, só muito mais tarde, vieram a ser adoptadas noutras instituições de saúde.
Assim, “o aniversário é uma oportunidade única para celebrar o trabalho de muitos profissionais ao longo dos anos, de festejar o presente e brindar ao futuro, tendo sempre presente o lema: ‘servir a criança com cancro’, diz o instituto.
Sem comentários:
Enviar um comentário