Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Cancro

O Dia Mundial do Cancro assinalou três anos de existência no dia 4 de Fevereiro de 2011.

A data foi definida, em 2000, pela União internacional Contra o Cancro (UICC) , na denominada Carta de Paris. O documento serve para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, sem intervir sobre o problema, até 2015 devam morrer vítimas de cancro 84 milhões de pessoas.

As mulheres são as maiores utilizadoras e o cancro da mama é o que suscita mais dúvidas.
Três quartos dos utentes da Linha Cancro são mulheres e os tipos de patologia directamente indexados ao sexo feminino representam 33,7 por cento das chamadas: cancro da mama (30 por cento) e cancro do colo do útero (3,7 por cento). No dia do aniversário da Linha Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro faz um balanço de 2010: foram atendidas mais de 2.200 chamadas e respondidos mais de 470 e-mails.

Não são só as mulheres que procuram a Linha Cancro: o cancro da próstata registou uma procura na ordem dos 3,4 por cento. Ainda assim, regista-se um elevado nível de anonimato, pelos 27 por cento de utentes que não sabiam ou preferiram não responder sobre o tipo de cancro que pretendiam informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário